Inovação e Especialização Regional na América Latina

Publication article | | Belen Barroeta, Javier Gómez Prieto, Jonatan Paton, Manuel Palazuelos, Marcelino Cabrera Giráldez

O conceito de Especialização Inteligente, atualmente aplicado na União Europeia, está a ser acompanhado de perto por vários países e regiões da América Latina. O interesse nesta abordagem, baseada no reforço das capacidades de inovação regional, está a incentivar uma reflexão territorial, processos participativos e uma visão coletiva relacionados com as perspetivas de inovação das regiões latino-americanas.

Abstract

O conceito de Especialização Inteligente, atualmente aplicado na União Europeia, está a ser acompanhado de perto por vários países e regiões da América Latina. O interesse nesta abordagem, baseada no reforço das capacidades de inovação regional, está a incentivar uma reflexão territorial, processos participativos e uma visão coletiva relacionados com as perspetivas de inovação das regiões latino-americanas. O presente relatório mostra como os decisores políticos do México, do Brasil, da Colômbia, do Peru, do Chile e da Argentina encaram o conceito de especialização inteligente como uma fonte de inspiração que impulsiona a inovação e a especialização regionais. Compreendendo as diferenças socioeconómicas e contextuais entre a UE e a América Latina, o presente relatório não procura fazer juízos de valor sobre a forma como a especialização inteligente está a ser (ou deveria ser) adaptada fora das fronteiras da UE. Em vez disso, a análise procura enfatizar as tendências comuns de aplicação do conceito como forma de enquadrar a cooperação entre as regiões da UE e da América Latina.

Inovacao e Especializacao Regionais na America Latina.pdf
Download 
publication image
Inovao e Especializao Regional na Amrica Latina-image.jpg